| Data | Turmas em Conselho | Turmas Dispensadas |
| 02/6 3ªfeira Manhã | 1ªA, 1ªB e 1ªC | 1ªA, 1ªB e 1ªC |
| 02/6 3ªfeira Tarde | 6ªA, 6ªB 6ªC e 6ªD | 5ªB, 5ªC, 6ªC, 6ªD e 7ªB |
| 03/6 4ªfeira Manhã | 8ªA, 8ªB e 8ªC | 7ªA, 8ªA, 8ªB, e 8ªC |
| 03/6 4ªfeira Manhã | 2ªA, 2ªB e 2ªC | 2ªA, 2ªB, 2ªC, 3ªA e 3ªB |
| 05/6 6ªfeira Manhã | 5ªA, 5ªB e 5ªC | 5ªA, 6ªA e 6ªB |
sábado, 30 de maio de 2009
Conselho de Classe
Enem !
Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão 10 horas de provas nos dias 3 e 4 de outubro.
Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das quatro provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
O edital com os detalhes da prova foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A previsão, anteriormente, era de 200 perguntas, mas foi alterada a pedido de reitores, preocupados que a prova fosse muito longa.
As inscrições começam em 15 de junho e se encerram no dia 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internet, no site do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o novo exame em seus processos seletivos.
Além das questões de múltipla escolha, o aluno precisará fazer uma redação.
Segundo o edital, o texto deverá ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política.
| Fique por dentro |
| QUANDO SERÁ A PROVA? |
| Em 3 e 4 de outubro, um final de semana |
| PELA MANHÃ OU À TARDE? |
| No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza das 13h30min às 17h30min. No domingo, serão as de linguagem, matemática e uma redação de tema dissertativo, das 13h30min às 18h30min. |
| HAVERÁ PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA? |
| Neste ano, não será cobrada língua estrangeira. |
| COMO SERÃO FEITAS AS INSCRIÇÕES? |
| As inscrições de quem está no 3º ano do Ensino Médio deverão ser feitas pela internet no endereço enem.inep.gov.br/inscrição entre 15 de junho e 17 de julho. |
| SERÁ PAGO? |
| Quem estudar em escola particular deverá, na ocasião, imprimir o boleto para pagar os R$ 35 de taxa de inscrição. O exame continuará gratuito para os alunos das públicas. |
| SE EU JÁ PAREI DE ESTUDAR HÁ ALGUM TEMPO, COMO DEVO FAZER A INSCRIÇÃO? |
| Quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores deve realizar a inscrição, também pela internet, e pagar a taxa. |
| PARA QUE SERVE A NOTA DO ENEM? |
| A nota do Enem valerá para o ingresso em universidades federais que aderiram ao exame, cursos técnicos federais de nível superior e para aqueles que querem obter um certificado de conclusão do Ensino Médio. No terceiro caso, a nota mínima é definida pelos Estados. |
| QUANDO SAIRÃO OS RESULTADOS? |
| Os resultados serão enviados pelos Correios na segunda quinzena de janeiro do ano que vem. |
| QUAL A DIFERENÇA NA PROVA DESTE ANO EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO? |
| A prova passará a exigir mais conteúdo do que as anteriores, mas, segundo o MEC, privilegiando o raciocínio lógico. |
| A portaria completa com os procedimentos operacionais do Enem deste ano pode ser conferida no site do Inep (www.inep.gov.br). Um simulado como o novo modelo de exame deverá ser divulgado pelo MEC nas próximas semanas. |
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Aluna escritora !
Manoela Saratt, moradora da região, escritora mirim
Quando Elenice Saratt encontrava a filha Manoela em frente ao computador horas a fio, logo a repreendia, ordenando que fosse fazer o tema de casa.
– Mas eu tô escrevendo um livro, mãe – retrucava a então estudante da 4ª série.
Para Elenice, “livro” era o novo nome do MSN ou do Orkut. Até que a história da personagem Gaby começou a tomar forma, e a família da Aberta dos Morros teve de admitir que a caçula não estava para brincadeira.
– Eu mesma dizia: “livro? Que livro o quê!” Confesso que fiquei bem surpresa. Para uma criança, o livro está bem interessante – destaca a irmã universitária, Newelen, 20 anos.
Lançado em dezembro, A Menina que Tinha Poderes conta a história de uma estudante de 10 anos que cura o pai doente, descobrindo um dom especial em suas mãos. A façanha se espalha rapidamente pelo colégio, e a menina vira assunto de reportagem no jornal.
Na vida real, para ser entrevistada pelo ZH Zona Sul, Manoela não precisou de superpoderes. Bastou escrever, aos nove anos, um livro em que o único retoque da editora foi o título da obra, originalmente chamada de A Vida de Gaby.
– Na verdade, eu não conto toda a vida dela, então, ficou melhor assim mesmo – aprova.
Manoela garante que a vontade de aparecer na mídia é a única coisa em comum entre ela e Gaby. Considera-se mais parecida mesmo com a melhor amiga da protagonista, Lizi, já que esta é “mais agitada e nada tímida”. A pequena escritora pretende dar continuidade às peripécias de Gaby. Mas, apesar de já esboçar rascunhos de novas aventuras, a literatura deverá dar lugar à música no futuro da aluna do Colégio Maria Imaculada.
Um futuro no qual prevê mais fama do que as recentes entrevistas a rádios e jornais. Usando o verbo ir ao detalhar seus planos, ela não deixa dúvidas da sua determinação.
– Vou morar nos EUA e vou ser cantora – planeja, acrescentando que se prepara estudando inglês, e vai guardar os R$ 7,50 de cada exemplar vendido para, quem sabe, começar a vida lá fora.
A mãe-coruja conta que a sessão de autógrafos foi um sucesso. Além de amigos, colegas e a professora Roseli, outros clientes da livraria compraram o livro de Manoela.
– Crianças até pediram para tirar foto com ela. Numa geração que vive na internet, ela é um exemplo que pode incentivar outras crianças à escrita e à leitura – diz Elenice, que já tem planos de levar a filha para fazer palestras em escolas do Interior.
Alguma dúvida de que a menina de 10 anos está preparada para falar em público?
marcela.donini@kzuka.com.br
Manoela Saratt é aluna da 5ª série B do Colégio Maria Imaculada
Reavaliações
Reavaliação 1º trimestre
5ª a 8ª séries e Ensino Médio
| 20/6 | 8h - Língua Portuguesa 10h - História |
| 23/6 | 8h - Arte para alunos do turno da tarde 14h - Filosofia/ Literatura/ Arte para alunos do turno da manhã 16h - Ensino Religioso/ Sociologia para alunos do Ensino Médio OBS: Alunos de 5ª e 8ª séries farão reavaliação de Religião em horário normal da disciplina. |
| 27/6 | 8h – Geografia 10h - Ciências e Física |
| 30/6 | 14h - Química 16h - Biologia |
| 04/7 | 8h - Matemática 10h - Língua Inglesa |
