sábado, 30 de maio de 2009

Enem !


Os estudantes que participarão do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentarão 10 horas de provas nos dias 3 e 4 de outubro.

Serão 180 questões objetivas de múltipla escolha, 45 em cada uma das quatro provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

O edital com os detalhes da prova foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A previsão, anteriormente, era de 200 perguntas, mas foi alterada a pedido de reitores, preocupados que a prova fosse muito longa.

As inscrições começam em 15 de junho e se encerram no dia 17 de julho. O processo será feito exclusivamente pela internet, no site do Enem. Pelo menos 35 das 55 universidades federais já decidiram usar o novo exame em seus processos seletivos.

Além das questões de múltipla escolha, o aluno precisará fazer uma redação.

Segundo o edital, o texto deverá ser estruturado na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política.

Fique por dentro
QUANDO SERÁ A PROVA?
Em 3 e 4 de outubro, um final de semana
PELA MANHÃ OU À TARDE?
No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e da natureza das 13h30min às 17h30min. No domingo, serão as de linguagem, matemática e uma redação de tema dissertativo, das 13h30min às 18h30min.
HAVERÁ PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA?
Neste ano, não será cobrada língua estrangeira.
COMO SERÃO FEITAS AS INSCRIÇÕES?
As inscrições de quem está no 3º ano do Ensino Médio deverão ser feitas pela internet no endereço enem.inep.gov.br/inscrição entre 15 de junho e 17 de julho.
SERÁ PAGO?
Quem estudar em escola particular deverá, na ocasião, imprimir o boleto para pagar os R$ 35 de taxa de inscrição. O exame continuará gratuito para os alunos das públicas.
SE EU JÁ PAREI DE ESTUDAR HÁ ALGUM TEMPO, COMO DEVO FAZER A INSCRIÇÃO?
Quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores deve realizar a inscrição, também pela internet, e pagar a taxa.
PARA QUE SERVE A NOTA DO ENEM?
A nota do Enem valerá para o ingresso em universidades federais que aderiram ao exame, cursos técnicos federais de nível superior e para aqueles que querem obter um certificado de conclusão do Ensino Médio. No terceiro caso, a nota mínima é definida pelos Estados.
QUANDO SAIRÃO OS RESULTADOS?
Os resultados serão enviados pelos Correios na segunda quinzena de janeiro do ano que vem.
QUAL A DIFERENÇA NA PROVA DESTE ANO EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO?
A prova passará a exigir mais conteúdo do que as anteriores, mas, segundo o MEC, privilegiando o raciocínio lógico.
A portaria completa com os procedimentos operacionais do Enem deste ano pode ser conferida no site do Inep (www.inep.gov.br). Um simulado como o novo modelo de exame deverá ser divulgado pelo MEC nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário